Por que não nos empenhamos?

em 02 abril 2019

Foto: Reprodução

Quantas vezes você tentou aprender uma língua nova e desistiu, ou se empolgou ao saber de um curso de fotografia, mas ficou com preguiça e acabou não indo? Às vezes queremos muito uma coisa, mas largamos no meio do caminho, então eu pergunto: por que fazemos isso? Por que paramos de nos empenhar em algo que antes era um dos nossos maiores desejos?


Temos essa mania de sempre arranjar desculpas para não fazer as coisas, procrastinamos e no final desistimos de algo que poderia nos favorecer muito, simplesmente por falta de foco e dedicação. Quando entendi que na maioria das vezes as pessoas param algo apenas por adiar a situação, percebi que cometemos mais alguns erros que facilitam esse desânimo no meio do caminho para a concretização de algo.


Diversas vezes eu pensava “vou estudar e fazer um resumos das aulas todos os dias” e eu começava bem, mas chegava um dia em que estava cansada ou até mesmo queria assistir o episódio novo da minha série favorita e deixava meus estudos para depois. Quando eu vi já não estava mais estudando diariamente e pior, estava acumulando tarefas, que sejamos sinceros, não estava com a menor vontade de fazer.


Uma vez eu decidi que iria fazer um curso online, porém com a empolgação, me cadastrei para três cursos e tinha o prazo de 30 dias para concluir todos, ou seja, tinha dez dias para fazer cada curso. Outra vez, falei para mim mesma que iria aprender francês em um ano, mas não podia acontecer mais nada no meu dia que eu pensava “não vai dar tempo, vou estudar amanhã”. Acho que nem preciso dizer que eu não consegui fazer os três cursos e muito menos aprender francês, né? Isso porque além de eu me iludir achando que poderia realizar essa atividades, em um curto período de tempo, eu adiava sempre que tinha oportunidade.


Com isso, cheguei a conclusão que devemos ser sinceros com nós mesmos e entender que por mais animados que estejamos, não iremos aprender a falar norueguês em 15 dias ou a criar um robô em 10 horas. Antes de tudo precisamos nos organizar e ver se aquilo é algo que estamos dispostos a realizar, considerando que muitas vezes aquele objetivo é a longo prazo. Uma hora a animação acaba, mas a dedicação deve continuar ou então nunca sairemos do mesmo lugar.

Até o próximo post,

Letícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo