O que é disciplina para você?

em 01 abril 2019


Foto: Reprodução

Sendo bem sincera, disciplina pode significar um monte de coisas para cada pessoa. Então, te proponho um exercício rápido: defina o seu significado de disciplina. Pensou? Então podemos começar esse texto.

Há um tempo (não muito distante) eu via esse termo totalmente como algo negativo, era o tipo de palavra que me dava um certo medo, soava como autoritário demais. O primeiro passo para me desprender disso foi entender o sentido dele para mim e que eu não precisava ter esse receio todo, pois afinal, ainda era só uma expressão.
Lendo, assistindo e aprendendo sobre o assunto, achei o meu significado de disciplina (e acredito que um dos mais completos): trocar o prazer imediato pelo prazer futuro.
           
É muito importante definir e acreditar em uma causa.
Calma, vou explicar! Você tem uma prova importante que acontecerá daqui 1 mês e precisa estudar. Sua “desculpa” é sempre a de se distrair muito fácil, mas quais coisas tiram sua concentração? Agora te pergunto mais uma vez: Por que elas ainda estão perto de você? Esse foi só um exemplo, poderia te dar mais um milhão deles.
Temos a péssima mania de reclamar de algo e não propor nenhuma solução para resolver o problema, então seguindo o exemplo que dei aí em cima, precisamos começar com coisas pequenas para atingir os nossos objetivos. Não adianta mudar do 8 para o 80 em um dia, o processo deve ser gradativo.
Em 1960 o cirurgião plástico e psicólogo Maxwell Maltz deu início a Teoria dos 21 dias, explicando que o ser humano necessita de 21 dias para se adaptar a um hábito. No livro O Milagre da Manhã, Hal Elrod relata que os primeiros 10 dias são os mais difíceis e são eles que podem te fazer desistir. Então se você tem um objetivo ou uma causa maior, lute por ela!

Por que você ainda torna o fácil difícil?
Ainda usando o exemplo anterior, se você precisa estudar e um dos motivos de sua distração é seu celular, desligue-o e o mantenha longe de você. Sei que isso pode parecer um pouco óbvio, mas vai fazer mais sentido nos próximos tópicos.

Comemore e se presenteie.
Com isso você pode tornar algo em que não tinha o mínimo de prazer em coisas que vai adorar se desafiar.
Você estudou por 2 horas, por que não se presentear com algo que gosta? Sei que você ama assistir Netflix, não adianta me enganar, então que tal assistir um episódio da sua série favorita? Você vai acostumar o seu cérebro a tornar prazeroso um hábito que está iniciando, pois vai querer fazer aquilo para poder assistir seu seriado depois.
Poupar dinheiro é um ótimo exemplo também, mas vou falar mais sobre isso aqui em baixo.

Tenha um amigo de confiança.
Lembra aquela história de comemorar? Então, vou te explicar nesse tópico.
Você pode fazer tudo isso sozinho, mas te garanto que vai ser muito mais legal passar esse conhecimento adiante e ter alguém para te apoiar.
Esse caso merece um exemplo totalmente pessoal: eu e a Letícia (que escreve aqui no blog), temos uma meta para economizar dinheiro para objetivos futuros. O nosso orçamento semanal é de R$ 5,99 e se o valor for ultrapassado, perdemos o direito de usar o dinheiro na semana seguinte. Ah, e o valor não é cumulativo se conseguirmos poupar! Às sextas-feiras nos parabenizamos por termos conseguido e isso tem tornado prazeroso guardar dinheiro, porque além de economizarmos para algo futuro, adoramos tentar vencer esse desafio semanal.

Não deixe para amanhã o que você pode começar nesse exato momento.
Sabe aquela velha história de deixar para começar as coisas na segunda-feira? Você vai parar com isso já!
Vai sair para estudar/trabalhar e está com dinheiro sobrando? Leve algo de casa para comer. Quer ser mais saudável? Pare de relacionar prazer a comida e também de comprar esse tipo de alimento. Sabe aquele tópico ali em cima, de tornar o fácil algo difícil? Acho que depois de tudo isso ele vai te fazer mais sentido.

Te desejo um ótimo início de semana e não esquece de conferir todos os dias, às 18h um post novo sobre disciplina.

Beijinhos,
Cinthia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo